31 de mai. de 2011

OS TÍTULOS DE NOSSA SENHORA


Ainda sob a influência do mês de Maria, este texto do OREMOS fala sobre os títulos de Nossa Senhora como mais uma forma de pedir a intercessão de Maria por graças e bênçãos. Esperamos que gostem e que este texto possa ajudá-los a pedir pela intercessão de Maria junto a seu filho Jesus Cristo!
“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!”
“Que Deus nos abençoe e nos guarde, Amém.”

OS TÍTULOS DE NOSSA SENHORA
Nossa Senhora é uma só, Maria, a mãe de Jesus Cristo, o filho de Deus!
Mas existem muitas “Nossas Senhoras”: N. Sra. do Rosário, N. Sra. do Pérpetuo Socorro, N. Sra. Casa de Ouro, N. Sra. Rainha dos Apóstolos, N. Sra. Aparecida, N. Sra. da Candelária, N. Sra. Rainha dos Anjos, N. Sra. da Cabeça, N. Sra. de da Glória, N. Sra. Três Vezes Admirável, N. Sra. de Lourdes, N. Sra. de Fátima, N. Sra. de Guadalupe, N. Sra. de Lourdes, N. Sra. Da Saúde, N. Sra. Do trabalho, N. Sra. Rainha da Paz, N. Sra. Do Rosário, N. Sra.do Bom Parto, N. Sra. do Bom Conselho, N. Sra. das Graças, N. Sra. dos Navegantes, N. Sra.Auxiliadora, N. Sra. Do Carmo, N. Sra. Consoladora, N. Sra. Desatadora dos Nós, N. Sra. Das Dores, N. Sra. Da Penha, N. Sra. Do Desterro, N. Sra. Da Anunciação... e tantas outras... Se Maria (a Nossa Senhora) é uma só porque existem tantas “Nossas Senhoras”?
Existe um número tão grande de “Nossas Senhoras” porque para cada dom de Nossa Senhora, ou graça concedida por sua intercessão, ou local em que a Santíssima Virgem apareceu existe um Título de Nossa Senhora. A oração da “Ladainha de Nossa Senhora” (ou Ladainha Lauretana) nos ajuda a compreender isto, pedindo a intercessão de vários dos títulos de Nossa Senhora em uma única oração:
Ladainha de Nossa Senhora
Senhor, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo ouvi-nos.
Jesus Cristo atendei-nos.
Deus Pai do Céu,- tende piedade de nós
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós
Deus Espírito Santo,- tende piedade de nós
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,  tende piedade de nós

Santa Maria, rogai por nós
Santa Mãe de Deus, rogai por nós
Santa Virgem das virgens, rogai por nós
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós
Mãe da divina graça, rogai por nós
Mãe puríssima, rogai por nós
Mãe castíssima, rogai por nós
Mãe Imaculada, rogai por nós
Mãe intacta, rogai por nós
Mãe amável, rogai por nós
Mãe admirável, rogai por nós
Mãe do bom conselho, rogai por nós
Mãe do Criador, rogai por nós
Mãe do Salvador, rogai por nós
Mãe da Igreja, rogai por nós
Virgem prudentíssima, rogai por nós
Virgem venerável, rogai por nós
Virgem louvável, rogai por nós
Virgem poderosa, rogai por nós
Virgem benigna, rogai por nós
Virgem fiel, rogai por nós
Espelho de justiça, rogai por nós
Sede da sabedoria, rogai por nós
Causa de nossa alegria, rogai por nós
Vaso espiritual, rogai por nós
Vaso honorífico, rogai por nós
Vaso insigne de devoção, rogai por nós
Rosa mística, rogai por nós
Torre de Davi, rogai por nós
Torre de marfim, rogai por nós
Casa de ouro, rogai por nós
Arca da aliança, rogai por nós
Porta do céu, rogai por nós
Estrela da manhã, rogai por nós
Saúde dos enfermos, rogai por nós
Refúgio dos pecadores, rogai por nós
Consoladora dos aflitos, rogai por nós
Auxílio dos cristãos, rogai por nós
Rainha dos anjos, rogai por nós
Rainha dos patriarcas, rogai por nós
Rainha dos profetas, rogai por nós
Rainha dos apóstolos, rogai por nós
Rainha dos mártires, rogai por nós
Rainha dos confessores, rogai por nós
Rainha as virgens, rogai por nós
Rainha de todos os santos, rogai por nós
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós
Rainha assunta ao céu, rogai por nós
Rainha do santo rosário, rogai por nós
Rainha da paz, rogai por nós

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

 - Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
 - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Costuma-se rezar para um título de Maria quando se quer uma graça específica, por exemplo, as grávidas costumam rezar a N. Sra. do Bom Parto para ter um parto tranqüilo, os homens do mar costumam rezar a N. Sra. dos Navegantes ou a N. Sra. da Candelária para que não se percam, os estudantes e os doentes de enfermidades do cérebro costumam rezar a N. Sra. da Cabeça...
Para pedir a intercessão de Maria junto a seu filho podemos rezar a qualquer um dos títulos de Nossa Senhora, a escolha só depende de nós, da graça que desejamos!
Aqui no Brasil, a devoção Mariana é bastante difundida, e quatro dos títulos mais populares de devoção a Nossa Senhora são: N. Sra. Aparecida, N. Sra. de Fátima, N. Sra. das Graças e N. Sra. da Imaculada Conceição.
Nossa Senhora Aparecida
Padroeira do Brasil. Sua devoção começou a partir do ano de 1717, quando três pescadores em uma época de poucos peixes, “pescaram” a imagem de Nossa Senhora da Conceição e após este fato pescaram muitos peixes e vários outros milagres foram concedidos aqueles que rezavam aos pés da imagem.
Comemoração Litúrgica: 12 de outubro
Oração:
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades em que nos achamos.
Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido a vós, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos; tomando-vos de hoje para sempre por nossa mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte.
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso santíssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo; dirigi-nos em todos os negócios espirituais e temporais. Livrai-nos da tentação e de todos os males que nos ameaçam, para que, trilhando o caminho da virtude , possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória, por todos os séculos.
Amém

Nossa Senhora de Fátima
Sua devoção começou no ano de 1917 quando Nossa Senhora apareceu a três pastorzinhos, na região da Cova da Iria em Portugal, lhes pedindo para rezar o Terço pela paz do mundo. Foram seis aparições aos pastorzinhos e em todas elas, Nossa Senhora enfatizou a importância de se rezar o Terço todos os dias.
Comemoração Litúrgica: 13 de maio (data da primeira aparição)
Oração:
Santíssima Virgem Maria, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorzinhos, os tesouros de graças que podemos alcançar rezando o santo rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (pedido).
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
Maria Santíssima, volvei vossos olhos misericordiosos para este mundo tão necessitado de paz, saúde e justiça. Vinde em nosso auxilio, Mãe dos Aflitos, e socorrei-nos com vosso amor e piedade.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!

Nossa Senhora das Graças
A devoção a Nossa Senhora das Graças teve inicio no ano de 1830, quando Nossa Senhora Imaculada apareceu à noviça Catarina Labouré em Paris. Em novembro de 1830 Nossa Senhora deu instruções a Catarina para cunhar uma medalha que simboliza as graças que ela derrama sobre as pessoas que lhe pedem, a Medalha Milagrosa.
Comemoração Litúrgica: 27 de novembro (data da revelação da Medalha Milagrosa)
Oração 1:
Nossa Senhora das Graças, ouvi a prece que hoje vos fazemos. Auxiliai-nos, socorrei-nos em nossa aflição e pelos méritos de Jesus, vosso Filho, concedei-nos, hoje, a graça que vos pedimos (fazer o pedido). Fostes escolhida pelo vosso Divino Filho para serdes a nossa intercessora e protetora. Por isso vos pedimos, Nossa Senhora das Graças, que olheis para os vossos filhos e filhas mais carentes de pão e conforto espiritual. Olhai ainda, ó Mãe, para as famílias com todas as suas necessidades e preocupações, para que, unidos e fortes, vivamos o Evangelho todos os dias da nossa vida. Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!
Oração 2 (Súplica a Nossa Senhora):
Ó Imaculada Virgem! Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplarmos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na Vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada, pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade, por causa de nossas numerosas culpas, acercamonos de vossos pés, para vos expor as nossas mais prementes necessidades (pede-se a graça).
Escutai, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiante vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento de vosso Nome e bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e daí-nos coragem de nos afirmar sempre, verdadeiramente cristãos. Amém.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Este título de Maria se refere a um dos dogmas Marianos, a imaculada concepção de Maria. Maria foi concebida sem a mancha do pecado original não tendo assim a inclinação ao pecado (concupiscência), que acomete a todos nós. Maria possuía, desde a sua concepção, a graça santificante e jamais foi privada da graça de Deus. Assim, por ser imaculada, Maria pode gerar o filho de Deus. Por isso a Nossa Senhora da Imaculada Conceição recorremos quando somos tentados a pecar.
Comemoração Litúrgica: 08 de dezembro
Oração 1:
Ó Virgem Santíssima da Imaculada Conceição, no vosso seio materno, Deus preparou uma digna habitação para o seu filho e nosso redentor, Jesus. Fostes por ele escolhida e concebida sem pecado, por isso o anjo vos anunciou e vos proclamou bendita entre todas as mulheres, cheia de graça.
Mãe puríssima, rogai por nós, vossos filhos e filhas, e alcançai para nós, por meio do vosso amado Filho, a graça de que nossa caminhada cristã seja marcada por um crescimento constante na humildade, na obediência, na pureza de coração, na fidelidade, na prática da caridade, para que um dia possamos estar convosco, na glória dos eleitos, para sempre em Deus.
Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós!
Amém.
Oração 2:
Santíssima Virgem! Eu creio e confesso, vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso filho, a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte, e a graça... que peço com toda confiança. Amém.

Para saber mais:

"NOSSA SENHORA, ROGAI POR NÓS!!"

Para dar continuidade a homenagem a Maria, hoje o OREMOS falará sobre a intercessão, dessa mãe tão maravilhosa, por nós junto a seu filho Jesus!
 “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!”
“Que Deus nos abençoe e nos guarde, Amém.”

NOSSA SENHORA, ROGAI POR NÓS!

Maria é a mais perfeita serva de Deus, sem inclinação para o pecado, imaculada, Maria prestou fiel obediência a Deus. Tal obediência pode ser confirmada em duas passagens: quando o anjo anuncia que ela foi a escolhida para ser mãe do filho de Deus: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) e, quando visitou sua prima Isabel, já a espera do Filho de Deus, através da oração “Magnificat” (Lc 1, 46-55). A obediência de Maria à vontade de Deus é testemunho de sua confiança e, principalmente, de seu comprometimento com a salvação dos homens.
Magnificat
"A minha alma glorifica ao Senhor,
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço
e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu Israel seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência
para sempre."

Jesus nos confiou sua mãe (Jo 19,27), ao fazer isso Maria passou a ser, também, nossa mãe. Sendo assim, todo o seu amor de mãe nos foi dado, e Maria passou a olhar por nós e cuidar para que as graças de Deus nos fossem concedidas intercedendo por nós junto a seu filho, Jesus.
A devoção a Maria se dá na certeza de seu poder intercessor e também por sua vida ser um exemplo de fé e caridade, representando para nós um modelo a ser seguido e a certeza de nossa própria ressurreição.
A oração à Deus é uma comunhão de amor com Ele, através dela somos ouvidos e podemos pedir graças (Jo 16,24). Maria viveu em oração, e hoje intercede por nós rezando a Jesus pelas necessidades dos homens. Lembre-se que um filho dificilmente nega o pedido de sua mãe, por isso, rezar à Maria pedindo a sua intercessão é fazer um pedido especial a Jesus.
A Principal oração a que pedimos a intercessão de Maria é o “Rosário”, ou sua forma resumida: o terço (para aprender a rezar o terço leia o texto do dia 13/05/2011), mas existem outras orações dirigidas a Maria para lhe pedir graças e a sua especial intercessão, fora o Rosário, as mais comuns são a “Ave Maria” e a “Salve Rainha”.
Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amém.

Salve Rainha
Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve!
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva.
A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei.
E, depois deste desterro, mostrai- nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre.
Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Para Saber Mais:
(verbetes: 26; 85; 88; 94; 95-100; 104; 142; 196-199; 234; 240; 429; 546; 547; 562; 563).

13 de mai. de 2011

A ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA: O TERÇO

Maio é o mês dedicado a MARIA, mãe de Jesus e nossa mãe (Jo, 19,26-27). Como filhos desta mãe tão especial nós do OREMOS não poderíamos deixar de homenageá-la, por isso neste mês nos dedicaremos totalmente a ela!
Em nosso primeiro texto em Louvor à Nossa Senhora falaremos da oração do TERÇO, oração que a própria Nossa Senhora nos recomendou.
 “Maria, Concebida sem pecado, Rogai por nós que recorremos a vós”
“Que Deus nos abençoe e nos guarde! Amém.”

A ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA: O TERÇO

O que é o TERÇO?
O terço, como o próprio nome sugere, é a terça parte de uma oração maior o ROSÁRIO. Além de ser o nome do objeto com o qual se contam as orações que compõe o Rosário (Pai Nossos, Ave Marias e Glórias ao Pai).
No Rosário, até 2002, eram rezados três mistérios da vida de Cristo, neste ano o Papa João Paulo II introduziu a contemplação de mais um mistério: os Mistérios Luminosos.
Sendo assim, ao rezarmos o TERÇO rezamos apenas um dos mistérios da Vida de Cristo. Por isso, para que todos os mistérios fossem contemplados ao se rezar o Terço foi estabelecido um ciclo semanal de mistérios: as segundas e sábados são rezados os Mistérios Gozosos (contam a encarnação e vida oculta de Cristo); as quintas são rezados os Mistérios Luminosos (contam a vida pública de Jesus); as terças e sextas são rezados os Mistérios Dolorosos (contam os sofrimentos da Paixão de Cristo) e as quartas e domingos rezam-se os Mistérios Gloriosos (contam o triunfo da Ressurreição).

Porque devemos rezar o Rosário e o TERÇO?
O Rosário é uma oração completa com ele é possível contemplar e meditar sobre os mistérios da vida de Jesus Cristo, sendo ele um verdadeiro compêndio do Evangelho (Papa João Paulo II). O Papa João Paulo II era, declaradamente, um devoto de Maria e apreciador do Rosário, oração que declarou ser a sua preferida, segundo ele “recitar o Rosário nada mais é senão contemplar com Maria o rosto de Cristo” e uma forma de honrar Maria e melhor conhecer, amar e glorificar seu filho.
A importância do Rosário e do terço não se limita à contemplação dos mistérios de Jesus Cristo. O Rosário é também uma importante oração pela paz no mundo, pelas famílias e pelo fim das heresias. Em quase todas as aparições de Nossa Senhora ela pediu que se rezasse o terço todos os dias. Na aparição de Fátima (Portugal, 13 de maio de 1917) isto se tornou mais evidente quando ela pediu para os três pastorzinhos rezarem o terço todos os dias pelo fim da Segunda Guerra Mundial. Por isto a Igreja recomenda a todos os fiéis que rezem o terço todos os dias.
Além disso, a forma repetida do Rosário faz desta oração também uma súplica, onde Maria intercede por nós junto a seu filho pelas graças pedidas. O próprio Cristo nos recomendou que rezássemos sempre pelas graças de Deus (Mt 7, 7), e que melhor forma podemos encontrar do que pedir graças através da interseção de Maria pela oração do Terço e do Rosário?

Como se reza o terço?
Oferecimento do terço (Reza-se antes do TERÇO propriamente dito):
“Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, mãe de Deus e nossa mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção”.

Credo (Reza-se segurando a cruz do TERÇO):
“Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; e na vida eterna. Amém.”

1 Pai Nosso
“Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.”

- “Louvemos a Maria, Filha bem amada do Pai Eterno.” + 1 Ave Maria
“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém”
- “Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho.” + 1 Ave Maria
- “Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima de Deus Espírito Santo.” + 1 Ave Maria

1 Glória ao Pai
“Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos, Amém.”

Mistérios:
(Os mistérios estão representados no círculo maior do terço onde, cada um dos cinco conjuntos de “bolinhas” representa uma parte do mistério. Cada dia da semana rezamos um mistério – abaixo segue a lista dos mesmos.)
Para cada conjunto de partes do mistério rezamos:
1 Pai Nosso
10 Ave-Marias
1 Glória ao Pai
1 Jaculatória:
“Ó Meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.”

Ao final dos Mistérios reza-se, segurando a medalha de N. Sra. 1 Salve Rainha:
 “Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente ! Ó piedosa ! Ó doce sempre Virgem Maria!
V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo”

Oremos:
“Ó Deus, que, pela vida, morte e ressurreição do Vosso Filho Unigênito, nos adquiristes o prêmio da salvação eterna: concedei-nos, Vos pedimos, que venerando os mistérios do santíssimo Rosário da Virgem Maria, imitemos o que eles contêm e alcancemos o que eles prometem. Por Cristo Senhor nosso. Amem.”

 



Os Mistérios
Mistérios Gozosos (Segundas e Sábados)
1º - A anunciação do Anjo à Virgem Maria.
2º - A visita de Maria a Santa Isabel.
3º - O nascimento de Jesus em Belém.
4º - A apresentação de Jesus no Templo.
5º - A perda e encontro de Jesus no Templo.

Mistérios da Luminosos (Quintas Feiras)
1º - O batismo de Jesus no Jordão.
2º - A auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná.
3º - O anúncio do Reino e o convite à conversão.
4º - A transfiguração de Jesus no Tabor.
5º - A instituição da Eucaristia.

Mistérios Dolorosos (Terças e Sextas)
1º - Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
2º - Flagelação de Jesus, preso à coluna.
3º - Coroação de espinhos.
4º - Jesus carrega a cruz a caminho do Calvário.
5º - Jesus é crucificado e morre na cruz.

Mistérios Gloriosos (Quartas e Domingo)
1º - A ressurreição de Jesus.
2º - A ascensão de Jesus ao céu.
3º - A descida do Espírito Santo.
4º - A assunção da Santíssima Virgem ao céu.
5º - A coroação de Nossa Senhora, como Rainha do céu e da terra.

Como se reza o Rosário?
Para rezar o Rosário deve-se rezar todos os mistérios. Ao final do primeiro mistério (Mistérios Gozosos) reza-se o segundo (Mistérios Luminosos), depois o terceiro (Mistérios Dolorosos) e por fim o quarto mistério (Mistérios Gloriosos).

Para saber mais:
 CARTA APOSTÓLICA: ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - Papa João Paulo II: