Ainda sob a influência do mês de Maria, este texto do OREMOS fala sobre os títulos de Nossa Senhora como mais uma forma de pedir a intercessão de Maria por graças e bênçãos. Esperamos que gostem e que este texto possa ajudá-los a pedir pela intercessão de Maria junto a seu filho Jesus Cristo!
“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!”
“Que Deus nos abençoe e nos guarde, Amém.”
OS TÍTULOS DE NOSSA SENHORA
Nossa Senhora é uma só, Maria, a mãe de Jesus Cristo, o filho de Deus!
Mas existem muitas “Nossas Senhoras”: N. Sra. do Rosário, N. Sra. do Pérpetuo Socorro, N. Sra. Casa de Ouro, N. Sra. Rainha dos Apóstolos, N. Sra. Aparecida, N. Sra. da Candelária, N. Sra. Rainha dos Anjos, N. Sra. da Cabeça, N. Sra. de da Glória, N. Sra. Três Vezes Admirável, N. Sra. de Lourdes, N. Sra. de Fátima, N. Sra. de Guadalupe, N. Sra. de Lourdes, N. Sra. Da Saúde, N. Sra. Do trabalho, N. Sra. Rainha da Paz, N. Sra. Do Rosário, N. Sra.do Bom Parto, N. Sra. do Bom Conselho, N. Sra. das Graças, N. Sra. dos Navegantes, N. Sra.Auxiliadora, N. Sra. Do Carmo, N. Sra. Consoladora, N. Sra. Desatadora dos Nós, N. Sra. Das Dores, N. Sra. Da Penha, N. Sra. Do Desterro, N. Sra. Da Anunciação... e tantas outras... Se Maria (a Nossa Senhora) é uma só porque existem tantas “Nossas Senhoras”?
Existe um número tão grande de “Nossas Senhoras” porque para cada dom de Nossa Senhora, ou graça concedida por sua intercessão, ou local em que a Santíssima Virgem apareceu existe um Título de Nossa Senhora. A oração da “Ladainha de Nossa Senhora” (ou Ladainha Lauretana) nos ajuda a compreender isto, pedindo a intercessão de vários dos títulos de Nossa Senhora em uma única oração:
Ladainha de Nossa Senhora
Senhor, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, tende piedade de nós,
Jesus Cristo, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
Jesus Cristo ouvi-nos.
Jesus Cristo atendei-nos.
Deus Pai do Céu,- tende piedade de nós
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós
Deus Espírito Santo,- tende piedade de nós
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós
Santa Maria, rogai por nós
Santa Mãe de Deus, rogai por nós
Santa Virgem das virgens, rogai por nós
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós
Mãe da divina graça, rogai por nós
Mãe puríssima, rogai por nós
Mãe castíssima, rogai por nós
Mãe Imaculada, rogai por nós
Mãe intacta, rogai por nós
Mãe amável, rogai por nós
Mãe admirável, rogai por nós
Mãe do bom conselho, rogai por nós
Mãe do Criador, rogai por nós
Mãe do Salvador, rogai por nós
Mãe da Igreja, rogai por nós
Virgem prudentíssima, rogai por nós
Virgem venerável, rogai por nós
Virgem louvável, rogai por nós
Virgem poderosa, rogai por nós
Virgem benigna, rogai por nós
Virgem fiel, rogai por nós
Espelho de justiça, rogai por nós
Sede da sabedoria, rogai por nós
Causa de nossa alegria, rogai por nós
Vaso espiritual, rogai por nós
Vaso honorífico, rogai por nós
Vaso insigne de devoção, rogai por nós
Rosa mística, rogai por nós
Torre de Davi, rogai por nós
Torre de marfim, rogai por nós
Casa de ouro, rogai por nós
Arca da aliança, rogai por nós
Porta do céu, rogai por nós
Estrela da manhã, rogai por nós
Saúde dos enfermos, rogai por nós
Refúgio dos pecadores, rogai por nós
Consoladora dos aflitos, rogai por nós
Auxílio dos cristãos, rogai por nós
Rainha dos anjos, rogai por nós
Rainha dos patriarcas, rogai por nós
Rainha dos profetas, rogai por nós
Rainha dos apóstolos, rogai por nós
Rainha dos mártires, rogai por nós
Rainha dos confessores, rogai por nós
Rainha as virgens, rogai por nós
Rainha de todos os santos, rogai por nós
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós
Rainha assunta ao céu, rogai por nós
Rainha do santo rosário, rogai por nós
Rainha da paz, rogai por nós
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Costuma-se rezar para um título de Maria quando se quer uma graça específica, por exemplo, as grávidas costumam rezar a N. Sra. do Bom Parto para ter um parto tranqüilo, os homens do mar costumam rezar a N. Sra. dos Navegantes ou a N. Sra. da Candelária para que não se percam, os estudantes e os doentes de enfermidades do cérebro costumam rezar a N. Sra. da Cabeça...
Para pedir a intercessão de Maria junto a seu filho podemos rezar a qualquer um dos títulos de Nossa Senhora, a escolha só depende de nós, da graça que desejamos!
Aqui no Brasil, a devoção Mariana é bastante difundida, e quatro dos títulos mais populares de devoção a Nossa Senhora são: N. Sra. Aparecida, N. Sra. de Fátima, N. Sra. das Graças e N. Sra. da Imaculada Conceição.
Nossa Senhora Aparecida
Padroeira do Brasil. Sua devoção começou a partir do ano de 1717, quando três pescadores em uma época de poucos peixes, “pescaram” a imagem de Nossa Senhora da Conceição e após este fato pescaram muitos peixes e vários outros milagres foram concedidos aqueles que rezavam aos pés da imagem.
Comemoração Litúrgica: 12 de outubro
Oração:
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades em que nos achamos.
Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido a vós, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos; tomando-vos de hoje para sempre por nossa mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte.
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso santíssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo; dirigi-nos em todos os negócios espirituais e temporais. Livrai-nos da tentação e de todos os males que nos ameaçam, para que, trilhando o caminho da virtude , possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória, por todos os séculos.
Amém
Nossa Senhora de Fátima
Sua devoção começou no ano de 1917 quando Nossa Senhora apareceu a três pastorzinhos, na região da Cova da Iria em Portugal, lhes pedindo para rezar o Terço pela paz do mundo. Foram seis aparições aos pastorzinhos e em todas elas, Nossa Senhora enfatizou a importância de se rezar o Terço todos os dias.
Comemoração Litúrgica: 13 de maio (data da primeira aparição)
Oração:
Santíssima Virgem Maria, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorzinhos, os tesouros de graças que podemos alcançar rezando o santo rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (pedido).
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
Maria Santíssima, volvei vossos olhos misericordiosos para este mundo tão necessitado de paz, saúde e justiça. Vinde em nosso auxilio, Mãe dos Aflitos, e socorrei-nos com vosso amor e piedade.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!
Nossa Senhora das Graças
A devoção a Nossa Senhora das Graças teve inicio no ano de 1830, quando Nossa Senhora Imaculada apareceu à noviça Catarina Labouré em Paris. Em novembro de 1830 Nossa Senhora deu instruções a Catarina para cunhar uma medalha que simboliza as graças que ela derrama sobre as pessoas que lhe pedem, a Medalha Milagrosa.
Comemoração Litúrgica: 27 de novembro (data da revelação da Medalha Milagrosa)
Oração 1:
Nossa Senhora das Graças, ouvi a prece que hoje vos fazemos. Auxiliai-nos, socorrei-nos em nossa aflição e pelos méritos de Jesus, vosso Filho, concedei-nos, hoje, a graça que vos pedimos (fazer o pedido). Fostes escolhida pelo vosso Divino Filho para serdes a nossa intercessora e protetora. Por isso vos pedimos, Nossa Senhora das Graças, que olheis para os vossos filhos e filhas mais carentes de pão e conforto espiritual. Olhai ainda, ó Mãe, para as famílias com todas as suas necessidades e preocupações, para que, unidos e fortes, vivamos o Evangelho todos os dias da nossa vida. Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!
Oração 2 (Súplica a Nossa Senhora):
Ó Imaculada Virgem! Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplarmos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na Vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada, pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade, por causa de nossas numerosas culpas, acercamonos de vossos pés, para vos expor as nossas mais prementes necessidades (pede-se a graça).
Escutai, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiante vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento de vosso Nome e bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e daí-nos coragem de nos afirmar sempre, verdadeiramente cristãos. Amém.
Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Este título de Maria se refere a um dos dogmas Marianos, a imaculada concepção de Maria. Maria foi concebida sem a mancha do pecado original não tendo assim a inclinação ao pecado (concupiscência), que acomete a todos nós. Maria possuía, desde a sua concepção, a graça santificante e jamais foi privada da graça de Deus. Assim, por ser imaculada, Maria pode gerar o filho de Deus. Por isso a Nossa Senhora da Imaculada Conceição recorremos quando somos tentados a pecar.
Comemoração Litúrgica: 08 de dezembro
Oração 1:
Ó Virgem Santíssima da Imaculada Conceição, no vosso seio materno, Deus preparou uma digna habitação para o seu filho e nosso redentor, Jesus. Fostes por ele escolhida e concebida sem pecado, por isso o anjo vos anunciou e vos proclamou bendita entre todas as mulheres, cheia de graça.
Mãe puríssima, rogai por nós, vossos filhos e filhas, e alcançai para nós, por meio do vosso amado Filho, a graça de que nossa caminhada cristã seja marcada por um crescimento constante na humildade, na obediência, na pureza de coração, na fidelidade, na prática da caridade, para que um dia possamos estar convosco, na glória dos eleitos, para sempre em Deus.
Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós!
Amém.
Oração 2:
Santíssima Virgem! Eu creio e confesso, vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso filho, a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte, e a graça... que peço com toda confiança. Amém.
Para saber mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário