Maio é o mês dedicado a MARIA, mãe de Jesus e nossa mãe (Jo, 19,26-27). Como filhos desta mãe tão especial nós do OREMOS não poderíamos deixar de homenageá-la, por isso neste mês nos dedicaremos totalmente a ela!
Em nosso primeiro texto em Louvor à Nossa Senhora falaremos da oração do TERÇO, oração que a própria Nossa Senhora nos recomendou.
“Maria, Concebida sem pecado, Rogai por nós que recorremos a vós”
“Que Deus nos abençoe e nos guarde! Amém.”
A ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA: O TERÇO
O que é o TERÇO?
O terço, como o próprio nome sugere, é a terça parte de uma oração maior o ROSÁRIO. Além de ser o nome do objeto com o qual se contam as orações que compõe o Rosário (Pai Nossos, Ave Marias e Glórias ao Pai).
No Rosário, até 2002, eram rezados três mistérios da vida de Cristo, neste ano o Papa João Paulo II introduziu a contemplação de mais um mistério: os Mistérios Luminosos.
Sendo assim, ao rezarmos o TERÇO rezamos apenas um dos mistérios da Vida de Cristo. Por isso, para que todos os mistérios fossem contemplados ao se rezar o Terço foi estabelecido um ciclo semanal de mistérios: as segundas e sábados são rezados os Mistérios Gozosos (contam a encarnação e vida oculta de Cristo); as quintas são rezados os Mistérios Luminosos (contam a vida pública de Jesus); as terças e sextas são rezados os Mistérios Dolorosos (contam os sofrimentos da Paixão de Cristo) e as quartas e domingos rezam-se os Mistérios Gloriosos (contam o triunfo da Ressurreição).
Porque devemos rezar o Rosário e o TERÇO?
O Rosário é uma oração completa com ele é possível contemplar e meditar sobre os mistérios da vida de Jesus Cristo, sendo ele um verdadeiro compêndio do Evangelho (Papa João Paulo II). O Papa João Paulo II era, declaradamente, um devoto de Maria e apreciador do Rosário, oração que declarou ser a sua preferida, segundo ele “recitar o Rosário nada mais é senão contemplar com Maria o rosto de Cristo” e uma forma de honrar Maria e melhor conhecer, amar e glorificar seu filho.
A importância do Rosário e do terço não se limita à contemplação dos mistérios de Jesus Cristo. O Rosário é também uma importante oração pela paz no mundo, pelas famílias e pelo fim das heresias. Em quase todas as aparições de Nossa Senhora ela pediu que se rezasse o terço todos os dias. Na aparição de Fátima (Portugal, 13 de maio de 1917) isto se tornou mais evidente quando ela pediu para os três pastorzinhos rezarem o terço todos os dias pelo fim da Segunda Guerra Mundial. Por isto a Igreja recomenda a todos os fiéis que rezem o terço todos os dias.
Além disso, a forma repetida do Rosário faz desta oração também uma súplica, onde Maria intercede por nós junto a seu filho pelas graças pedidas. O próprio Cristo nos recomendou que rezássemos sempre pelas graças de Deus (Mt 7, 7), e que melhor forma podemos encontrar do que pedir graças através da interseção de Maria pela oração do Terço e do Rosário?
Como se reza o terço?
Oferecimento do terço (Reza-se antes do TERÇO propriamente dito):
“Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, mãe de Deus e nossa mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção”.
Credo (Reza-se segurando a cruz do TERÇO):
“Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; e na vida eterna. Amém.”
1 Pai Nosso
“Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.”
- “Louvemos a Maria, Filha bem amada do Pai Eterno.” + 1 Ave Maria
“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém”
- “Louvemos a Maria, Mãe admirável de Deus Filho.” + 1 Ave Maria
- “Louvemos a Maria, Esposa fidelíssima de Deus Espírito Santo.” + 1 Ave Maria
1 Glória ao Pai
“Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos, Amém.”
Mistérios:
(Os mistérios estão representados no círculo maior do terço onde, cada um dos cinco conjuntos de “bolinhas” representa uma parte do mistério. Cada dia da semana rezamos um mistério – abaixo segue a lista dos mesmos.)
Para cada conjunto de partes do mistério rezamos:
1 Pai Nosso
10 Ave-Marias
1 Glória ao Pai
1 Jaculatória:
“Ó Meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.”
Ao final dos Mistérios reza-se, segurando a medalha de N. Sra. 1 Salve Rainha:
“Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente ! Ó piedosa ! Ó doce sempre Virgem Maria!
V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo”
Oremos:
“Ó Deus, que, pela vida, morte e ressurreição do Vosso Filho Unigênito, nos adquiristes o prêmio da salvação eterna: concedei-nos, Vos pedimos, que venerando os mistérios do santíssimo Rosário da Virgem Maria, imitemos o que eles contêm e alcancemos o que eles prometem. Por Cristo Senhor nosso. Amem.”
Os Mistérios
Mistérios Gozosos (Segundas e Sábados)
1º - A anunciação do Anjo à Virgem Maria.
2º - A visita de Maria a Santa Isabel.
3º - O nascimento de Jesus em Belém.
4º - A apresentação de Jesus no Templo.
5º - A perda e encontro de Jesus no Templo.
Mistérios da Luminosos (Quintas Feiras)
1º - O batismo de Jesus no Jordão.
2º - A auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná.
3º - O anúncio do Reino e o convite à conversão.
4º - A transfiguração de Jesus no Tabor.
5º - A instituição da Eucaristia.
Mistérios Dolorosos (Terças e Sextas)
1º - Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
2º - Flagelação de Jesus, preso à coluna.
3º - Coroação de espinhos.
4º - Jesus carrega a cruz a caminho do Calvário.
5º - Jesus é crucificado e morre na cruz.
Mistérios Gloriosos (Quartas e Domingo)
1º - A ressurreição de Jesus.
2º - A ascensão de Jesus ao céu.
3º - A descida do Espírito Santo.
4º - A assunção da Santíssima Virgem ao céu.
5º - A coroação de Nossa Senhora, como Rainha do céu e da terra.
Como se reza o Rosário?
Para rezar o Rosário deve-se rezar todos os mistérios. Ao final do primeiro mistério (Mistérios Gozosos) reza-se o segundo (Mistérios Luminosos), depois o terceiro (Mistérios Dolorosos) e por fim o quarto mistério (Mistérios Gloriosos).
Para saber mais:
CARTA APOSTÓLICA: ROSARIUM VIRGINIS MARIAE - Papa João Paulo II:
BOA TARDE, SOMOS EM 11 IRMÃOS O PAI E A MÃE JA FALECERAM E NÓS OS IRMÃOS NOS REUNIMOS CADA DOMINGO NA CASA DE UM IRMÃO PARA REZARMOS O TERÇO, SÓ NÃO TEM COMO IR REZAR NA CASA DOS IRMÃOS QUE SE MUDARAM PRA OUTRA CIDADE OU QUE NÃO QUEIRA PARTICIPAR DOS ENCONTROS POR MOTIVOS FAMILIAR, MAS JA FAZ MUITO TEMPO QUE TODOS OS DOMINGOS NOS ENCONTRAMOS PARA REZARMOS O TERÇO EM FAMILIA E EM IRMÃOS.
ResponderExcluir